16 de Julho
Nossa Senhora do Carmo

Ao olharmos para a história da Igreja encontramos uma linda página marcada pelos homens de Deus, mas também pela dor, fervor e amor a Virgem Mãe de Deus; é a história da Ordem dos Carmelitas, da qual testemunha o cardeal Piazza: "O Carmo existe para Maria e Maria é tudo para o Carmelo, na sua origem e na sua história, na sua vida de lutas e de triunfos, na sua vida interior e espiritual".

Carmelo (em hebraico, "carmo" significa vinha; e "elo" significa senhor; portanto, "Vinha do Senhor"): este nome nos aponta para a famosa montanha que fica na Palestina, donde o profeta Elias e o sucessor Elizeu fizeram história com Deus e com Nossa Senhora, que foi pré-figurada pelo primeiro numa pequena nuvem (cf I Rs 18,20-45). Estes profetas foram "participantes" da obra Carmelita, que só vingou devido à intervenção de Maria, pois a parte dos monges do Carmelo que sobreviveram (século XII) da perseguição dos muçulmanos; chegaram fugidos na Europa e elegeram São Simão Stock como seu superior geral; este por sua vez estava no dia 16 de julho intercedendo com o Terço, quando Nossa Senhora apareceu com um escapulário na mão e disse-lhe: "Recebe, meu filho, este escapulário da tua ordem, que será o penhor do privilégio que eu alcancei para ti e para todos os filhos do carmo. Todo o que morrer com este escapulário será preservado do fogo eterno".

Vários Papas promoveram o uso do escapulário e Pio XII chegou a escrever: "Devemos colocar em primeiro lugar a devoção do escapulário de Nossa Senhora do Carmo - e ainda - escapulário não é 'carta-branca' para pecar; é uma 'lembrança' para viver de maneira cristã, e assim, alcançar a graça duma boa morte". Neste dia de Nossa Senhora do Carmo, não há como não falar da história dos Carmelitas e do Escapulário, pois onde estão os filhos aí está a amorosa Mãe.

Nossa Senhora do Carmo, rogai por nós!

ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DO CARMO
Publicado em 14 de Janeiro de 2007 , às 18h22
NOSSA SENHORA DO CARMO, QUE DEIXASTES O SANTO ESCAPULÁRIO COMO SINAL DO VOSSO AMOR E PROTEÇÃO. SOIS RECONHECIDA COMO ASSISTÊNCIA NA VIDA E CONSOLADORA AMÁVEL NA HORA DA MORTE, EU, VOSSO FILHO E DEVOTO, PRONTO A VOS SERVIR, DISPOSTO A VOS AMAR ME APRESENTO A VÓS E NESTA NOVENA FAÇO O MEU PEDIDO (DIZ-SE AQUI O PEDIDO DA GRAÇA DESEJADA). NOSSA SENHORA DO CARMO NUNCA SE OUVIU FALAR QUE ALGUÉM NECESSITADO, TENTO RECORRIDO A VÓS, TENHA FICADO DESAMPARADO. COM CONFIANÇA, MÃE DO ESCAPULÁRIO INTERCEDEI JUNTO AO VOSSO FILHO, JESUS CRISTO, POR MIM, POR AQUELES POR QUEM DEVO REZAR SEMPRE E POR AQUELES QUE SE CONFIARAM AS MINHAS ORAÇÕES. MÃE AMÁVEL, SEDE NOS PROPÍCIA E ROGAI POR NOS A DEUS PARA QUE SEJAMOS DIGNOS DAS PROMESSAS DE CRISTO.
AMÉM.


24 de Julho
São Cristovão

Este Santo muito solicitado nas viagens por ser patrono dos motoristas, é muito amado em toda a Igreja, tanto no Ocidente como Oriente, e embora seu dia seja amanhã vamos nos dedicar a sua pessoa hoje, pois celebraremos no dia 25 a Festa de um dos Apóstolo. São Cristovão foi alvo de muitas lendas, porém tudo indica que tenha vivido o significado do seu novo nome, Cristovão: ou seja: "portador de Cristo".
Nascido na Palestina e feito mártir no ano de 250 na Lícia, cresceu Cristovão no meio pagão e devido a vantajosa altura e força entregou-se ao serviço militar, porém com uma resalva: somente serviria o soberano mais poderoso. Nas suas buscas do maior, mudou de muitos donos, quando se deparou e passou a servir um rei que era considerado o maior, contudo o abandonou pois este temia a um tal Satanás; e mais longe foi ao encontrar O Soberano, O Maior do que todos, tanto assim que o próprio Malvado fugia do trono de sua Cruz.
Quando Cristovão procurou servir o Rei dos reis, providencialmente foi intruído por um cristão eremita, que indicou-lhe o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência; Cristovão vendo toda sua dificuldade para este tipo de prática, abraçou o conselho de servir um povo pela caridade, já que agradecidos rezariam por ele. O serviço era concreto, pois teria de usar toda sua altura e fortaleza para atravessar as pessoas de uma margem a outra, e isto fazia com facilidade, quando de repente tomou nos ombros um leve menino o qual começou a pesar tanto que se o gigante de Deus precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo. A partir deste fato mudou seu nome para Cristovão, pois ao suspirar quanto ao peso que parecia o Mundo, ouviu do menino sorridente: " Muito mais do que o mundo inteiro: tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves ".

São Cristovão...rogai por nós!

ORAÇÃO DO MOTORISTA
Publicado em 02 de Fevereiro de 2007 , às 09h45
MEU SENHOR E MEU DEUS, QUANDO EU ESTIVER NO VOLANTE, PEÇO-VOS FIRMEZA NA MÃO E ATENÇÃO NA VISTA PARA EVITAR ACIDENTES.
VÓS CRIASTE A VIDA: QUE ESTE DOM NÃO SOFRA DANO POR MINHA CULPA.
PROTEGEI-ME COMO TAMBÉM TODOS O QUE COLOCAM SOB A MINHA RESPONSABILIDADE.
LIVRA-NOS DE ACIDENTES.
SENHOR, NÃO PERMITAIS QUE ME PASSE DESAPERCEBIDA A BELEZA DO MUNDO, DIRIGINDO DESENFREADA E INCONSCIENTEMENTE.
DAI-ME SENSO DE RESPONSABILIDADE E CONSCIÊNCIA PROFISSIONAL, PARA QUE, DIRIGINDO PELAS ESTRADAS DA TERRA, ALCANCE , NO FINAL DE MINHA VIDA, O CAMINHO DO CÉU, QUE É O MEU FIM, ONDE VÓS ME ESPERAIS.
SENHOR, SEDE MEU COMPANHEIRO DE VIAGEM.

AMÉM.


26 de Julho
Sant'Ana e São Joaquim

Com alegria celebramos hoje a Memória dos pais de Nossa Senhora: São Joaquim e Sant'Ana. Na Tradição é que encontramos a linda história em que eram judeus fiéis a Deus, porém estéreis para terem filhos, até que por intervenção Divina alcançaram a graça e tiveram Maria.

De fato, a menina Maria foi levada mais tarde pelos pais Joaquim e Ana para o Templo, onde foi educada, ficando aí até ao tempo do noivado com São José. A data do nascimento e morte de ambos não possuímos, mas sabemos que vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.

Sant'Ana e São Joaquim...roguem por nós.

 

O Cupim - 2007